Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Destaque para os pequenos varejistas no comércio eletrônico

Por Gustavo Batista

O comércio eletrônico brasileiro apresentou taxas de 30 à 40% de crescimento nos últimos anos; quem vem contribuindo cada vez mais para esses elevados índices e ganhando espaço no e-commerce, são os pequenos e médios varejistas on-line, conhecidos como long tail (cauda longa).


Essas empresas buscam rápido crescimento através de oportunidades em nichos de mercado pouco explorados pelos grandes players, como cestas de café da manhã, flores, vinhos e moda.


Plataformas de tecnologia para o e-commerce com preços cada vez mais acessíveis é um dos fatores que contribui para o crescimento; outro ponto importante é o investimento em publicidade on-line (newsletter, comparadores de preço e buscadores) e também o acompanhamento de mídias sociais (twitter, blog e orkut), mostrando que a empresa está atenta e presente nas novas e principais mídias virtuais.


Essas empresas representam 9,7% do e-commerce brasileiro, uma participação ainda modesta. Dificuldade para obter de capital de investimento, aguardo de médio e longo prazo para oo retorno sobre os investimentos e a falta de conhecimento em relação à marca, são os principais problemas enfrentados pelos pequenos e médios varejistas. Em compensação, esse nicho tem como vantagem a velocidade na tomada de decisão e na resposta sobre ações aplicadas, podendo assim, mensurar e analisar rapidamente os resultados.

A Giuliana Flores, presente desde 1990 no mercado de flores, colocou no ar em 2000 a sua loja on-line ao perceber a importância do comércio eletrônico. Atualmente os números refletem o sucesso da empresa, com 10 mil vendas mensais e crescimento de 335% em cinco anos (em 2004 eram 2.300 no mês) . O acesso ao site também cresceu, em 2004 eram 60 mil usuários na loja on-line da Giuliana Flores por mês e hoje são 300 mil. Para fortalecer e dar ainda mais credibilidade à loja virtual, a empresa trabalha com produtos de grandes marcas como Kopenhagen, Havana, Amor aos Pedaços e Ofner, que acompanham os arranjos de flores.


Aos empreendedores de plantão, fica o registro para análise desse nicho de mercado com participação ainda tímida frente aos gigantes do e-commerce, mas que apresenta boas perspectivas de crescimento e lucratividade. Aos consumidores, fica a dica sobre novas opções de compras na web, com o surgimento de novos players e aumento do sortimento disponível para compras através de alguns cliques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário