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quarta-feira, 15 de julho de 2009

LinkedIn - Uma excelente ferramenta para a sua carreira

Por Átila Buhring

Há algum tempo fala-se de uma nova ferramenta na internet que no termo popular, diziam que era o Orkut voltado para a vida profissional. A cada dia escuta-se uma história nova de alguém sendo abordado por um headhunter que viu seu perfil no LinkedIn.

Para quem não conhece, o LinkedIn é uma rede social online para contatos profissionais. É diferente de outros sites de rede social, como o Myspace e o Facebook porque foi criado especialmente para relacionamentos profissionais - encontrar um emprego, descobrir malas diretas, entrar em contato com possíveis parceiros de negócios

O LinkedIn foi fundado em maio de 2003 por Reid Hoffman, Allen Blue, Jean-Luc Vaillant e Konstantin Guericke formados na Universidade de Stanford e que começaram a planejar sua rede profissional online no final da década de 90.

Com mais de 15 milhões de membros até outubro de 2007, o LinkedIn é uma das redes sociais online que mais cresce no mundo. O movimento cresceu 323% de julho de 2006 a julho de 2007, tornando o site o principal lugar online de destino dos relacionamentos profissionais.

Como funciona:

Perfil

Para começar, é necessário um registro e criação de uma página com o perfil. O perfil do LinkedIn assemelha-se a um currículo profissional, onde o site usará todo o histórico acadêmico e profissional posteriormente para ajudar a encontrar amigos e ex-colegas de classe

Como encontrar pessoas
Depois de preenchido o perfil do LinkedIn, o segundo passo é procurar outros membros do site para se relacionar. Com as informações profissionais cadastradas no perfil, o LinkedIn mostrará todos os colegas do passado e do presente que participam do site (Faculdade, Colégio, Pós Graduação), assim como contatos de seu e-mail selecionado (listas do Outlook, Gmail, AOL e outros).

Como o LinkedIn se dintingue dos outros

O LinkedIn é diferente dos outros porque foi criado exclusivamente para relacionamentos profissionais. Como já foi dito, a página de perfil do LinkedIn é essencialmente um currículo online. Não está aberto a publicação de fotos (a não ser a foto do perfil); não consegue hospedar um blog; adicionar vídeos favoritos do YouTube; personalizar as cores/layout do perfil ou muito menos procurar "mulheres solteiras, com idade entre 25-30".
O design claro e "enxuto" de uma página de perfil do LinkedIn faz parte de um esforço consciente de dar um acabamento profissional aos sites de rede social.

Resultados do LinkedIn:
Se o LinkedIn funciona ou não depende da finalidade a qual está sendo utilizado. É mais útil quando existe uma tarefa específica a concluir, como procura de emprego; dicas de pessoas relacionadas a uma área específica ou fazendo o papel de “caça talentos”.

No nível mais básico, o LinkedIn funciona muito bem para contatar colegas antigos e colegas de classe. Como o LinkedIn chegou à marca crítica de 15 milhões de membros, existe uma boa chance de encontrar pessoas com quem já trabalhou ou estudou.

Além da satisfação de ver o que velhos amigos (ou inimigos) estão fazendo, o LinkedIn oferece a seus usuários uma forma de colocar sua rede de conexões, antes invisível, em ação. O LinkedIn quer incentivar seus usuários a irem além da diversão e entrarem no mundo dos negócios. Se os usuários respondem ou não a esse desafio é o que ditará a utilidade do site para eles.

O que está claro é que o LinkedIn definitivamente trabalha para os recrutadores. Conseguir um emprego sempre foi mais fácil com um conhecido do que com uma pessoa completamente estranha; e uma ferramenta de rede profissional como essa tem o poder de expandir o universo de conhecidos. Um usuário do LinkedIn com 41 conexões pode ter mais de 200 mil membros em sua rede - ou seja, pessoas que estão a cerca de três níveis do seu.

Quando se trata de procurar um emprego, o site permite a busca por vagas dentro da própria rede; em vez de telefonar para o escritório e pedir para falar com o gerente de contratação, cabe a possibilidade de ser apresentado por um amigo em comum.
Resumindo, sem dúvida o LinkedIn pode ser a ferramenta ideal para estabelecimento de bons contatos e gerar visibilidade no mercado. Será que já não está mais do que na hora do Liked In conhecer você?

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