Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A Figura do Consumidor no mercado Atual

Por Camila Lisboa

É crescente a preocupação do consumidor, principalmente com as oscilações econômicas atuais.

O consumidor deixou de ser apenas o personagem passivo da relação comercial, ou seja, hoje sua figura não é finalizada com a compra. Ao contrário, com o início da compra ou até mesmo antes da realização da mesma, existe um universo paralelo que o interligará ao fornecedor por algum tempo.

Desde 1990 quando publicado o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) a idéia era de que este adentrasse ao mercado como uma norma não só repressiva, sobretudo, um caráter PREVENTIVO.

Hoje, podemos afirmar categoricamente, que o CDC (abreviação do Código de Defesa do Consumidor) influenciou a vida de todos os cidadãos brasileiros, tornando-se o único diploma legal que possa ser adquirido nas mais simples banca de revista.

Não obstante, algumas empresas e órgãos se destacaram pelo serviço que passou a ofertar àqueles que manifestam interesse contínuo para todos os atos comerciais a que estão ou estarão sujeitos enquanto consumidores.

Um destaque a ser feito nessa oportunidade, é a empresa Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, que atualmente atende a mais de 200 mil associados, constituindo-se na maior associação de consumidores de toda a América Latina (http://www.proteste.org.br/).

A Pro Teste é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos ou empresas, e tem como objetivo A DEFESA DO CONSUMIDOR NO BRASIL.

Sua forma de atuação visa fortalecer o consumidor diante de uma possível compra, possibilitando-o conhecer melhor seus direitos através dos testes comparativos e inúmeros artigos publicados. Não obstante, orienta o associado sobre os direitos do consumidor em seu serviço de orientação; intermedeia, se preciso, as pendências que o associado tem com fornecedores que se recusam a atendê-lo; e encaminha à empresas e governos as reivindicações e propostas pertinentes.

Para quem se interesse pelo serviço dê uma conferida no site deles que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário