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quarta-feira, 6 de maio de 2009

Preservar é um bom Negócio para o varejo

É notório que o discurso de sustentabilidade que as empresas vêm adotando a alguns anos estão perdendo o papel de simples apelo de Marketing; esse tipo de ação passou a fazer parte da essência de muitas empresas, principalmente no varejo, onde o contato com a ponta da cadeia é mais intensa. Players como Carrefour, Pão de Açúcar e Wal Mart são exemplos importantes quando se refere a idéia; há alguns anos vêm praticando ações que servem de modelo para todos os segmentos do mercado.

Dando prosseguimento ao conceito de ecoeficiência, o Wal Mart lançou semana passada a sua primeira loja nesse formato em São Paulo (segunda no Brasil). A loja conta com mais de 60 iniciativas sustentáveis, que vão desde o uso de pneus reciclados para a substituição de calçadas, até estacionamentos exclusivos para carros bicombustíveis e com mais de três pessoas. A Cia tem como meta retratar até 2012 em todas as suas unidades.

Tais ações só terão frutos bons a colher, primeiramente que os consumidores começam a enxergar de maneira diferenciada a instituição (Ganhos compensatórios de Share of Mind) e em segundo, que todo o investimento feito nas diversas mudanças retornarão em forma de redução de gastos (água deve recuar 40% com seu reúso, e a energia, pelo menos 25%, pela utilização de luz solar e controle de luminosidade). Quando os varejistas despertarem para os benefícios que a ecoeficiência proporciona, será válido economizar um pouco nas grandes ações de promocionais, e adotar tal investimento.


Mauricio Lobato

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