Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

domingo, 17 de maio de 2009

Novo Perfil Executivo

Postado por: Raffael Pinho
O perfil do executivo no Brasil vem mudando nos últimos anos. A figura do “workaholic” dos anos 80 e 90 não sugere mais qualidade de trabalho e sim preocupações com vida pessoal e, muitas vezes, falta de foco. Para equilibrar sua vida emocionalmente, o novo executivo precisa ter tempo para projetos pessoais, hobbies, estudo e relacionamentos com famílias, amigos e sociedade.

Um artigo publicado dia 13/05 na Gazeta Mercantil SP (Caderno D - Pág. 7) diz que as empresas também estão percebendo a importância desse equilíbrio pessoal para o funcionário. É necessário ao profissional se relacionar, compartilhar emoções e experiências e sentir-se inserido numa sociedade, para assim evoluir como ser humano e sentir-se motivado a tomar decisões com maior tranqüilidade e sabedoria.

O executivo que possui sua vida em pleno equilíbrio de atividades se relaciona muito bem com as pessoas, entende mais o próximo e está disposto a aprender mais por simples interesse sem necessidade externa ou pressão, além disso, é capaz de perceber soluções para sua rotina mais facilmente, contribuindo para a evolução de toda a empresa.

Quando falamos hoje sobre ambiente de trabalho atrelado à qualidade de vida, pensamos em empresas grandes e super modernas como o Google, mas isso vem se tornando uma realidade nos últimos anos. Um sinal dessa evolução é que hoje profissionais prestigiados buscam cada vez mais empresas com maiores áreas para reuniões, que estimulem discussões corporativas e proporcionem trocas de experiências profissionais e até mesmo pessoais. O mercado já percebeu isso e vem se modernizando para oferecer mais qualidade de vida a fim de atrair novos talentos.

Esse novo perfil de executivo é fruto da necessidade que o “profissional do futuro” tem hoje de conciliar sua vida pessoal com a profissional e de possuir cada vez mais carisma e criatividade para ser bem sucedido. As empresas mais modernas já entenderam a importância de proporcionar melhor qualidade de vida para seus funcionários, a fim de torná-los capazes de pensar com mais clareza e que de não encarar a rotina negativamente, mas sim como um reaprendizado diário, uma oportunidade de rever conceitos e quebrar paradigmas.

Um comentário:

  1. É só olhar a "50 melhores empresas para voce trabalhar" da EXAME,que dá para perceber que a maioria das empresas que estão crescendo e expandindo se preocupam, além dos resultados financeiros, com seus funcionários e sua satisfação. O problema é que existe muito profissional buscando esse novo perfil de empresa e pouca empresa ( ainda) que se preocupa com essa necessidade do profissional... Espero que em um futuro breve esse quadro se inverta.

    ResponderExcluir